R. Estado de Israel, 189

R. dos guimarães, 15

Tudo o que você precisa saber sobre candidíase

Das infecções mais comuns que acontecem nas pessoas a candidíase é muito conhecida, principalmente pelas mulheres.

Essa infecção é causada por fungos do gênero Candida e pode acontecer em qualquer um desde que as condições estejam propícias para sua proliferação.

Como essa infecção é muito comum hoje o post vai ser totalmente dedicado às dúvidas sobre candidíase.

O que é candidíase?

A candidíase é a doença causada pela infecção por fundos do gênero Candida. Existem diversas espécies de Candida mas a mais comum é a Candida albicans.

E se engana quem pensa que o fungo é contraído pelo contato sexual pois este gênero de fungos habita naturalmente a região vaginal das mulheres.

O problema acontece quando a pessoa tem fatores que podem aumentar a proliferação do microrganismo, como imunidade baixa, cirurgias, ambiente úmido etc.

A parte boa de tudo isso é que a candidíase é uma doença conhecida há muitos anos, e, portanto, ela tem cura.

O importante de se lembrar aqui é que a candidíase frequentemente é relacionada com os órgãos genitais, mas ela pode aparecer na boca, esôfago, pele, garganta e unhas.

Como é a transmissão

Geralmente a candidíase não é transmitida entre as pessoas pois ela é um microrganismo comensal dentro de nosso corpo.

São os fatores propícios para a alta proliferação do fungo que fazem que a doença apareça.

Mesmo assim, podemos considerar que a doença também pode ser transmitida, por exemplo, se uma mulher possuir infecção por Candida e o seu parceiro não, ela pode passar para ele.

Um ponto importante é que na mulher a doença é mais sintomática, isto é, é perceptível que a mulher tenha uma certa dúvida que há algo errado.

Enquanto nos homens a candidíase é assintomática na maioria dos casos, então ele pode não saber e acabar infectando sua parceira ou, em outros casos, ela pode ter se curado da doença e ele, sem saber, passar novamente a ela o fungo.

Sintomas de candidíase

Como foi dito anteriormente, a candidíase pode se manifestar em diferentes tecidos do nosso copo.

No caso da candidíase vaginal ou peniana, os principais sintomas são coceira, vermelhidão, inchaço, desconforto ao urinar e ao ejacular, corrimento para as mulheres e mal odor.

Mas para as outras infecções também é possível que os sintomas sejam diferentes.

Para a candidiase oral, o principal sintoma é a vermelhidão e rachaduras na mucosa da boca e nos lábios. Aparecem também manchas brancas na língua e um forte odor na boca.

No caso de candidíase esofágica, o principal sintoma é a dificuldade para engolir os alimentos. Mas podem aparecer também placas brancas juntas com náuseas e vômitos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de candidíase em todos os casos é feito a partir de material colhido e levado ao laboratório para análise microscópica.

A candidíase vaginal é diagnosticada por critérios clínicos do médico, mas é fechado pela coleta de secreção vaginal, o exame de Papanicolau.

A candidíase peniana também é diagnosticada da mesma forma, por meio de coleta de líquido branco que aparece no pênis.

As outras formas de candidíase, como a da pele, boca e esôfago se dão pela observação microscópica do fungo a partir de uma pequena coleta de secreções produzidas no local.

Como é o tratamento de candidíase

O tratamento é feito com a utilização de medicamentos da classe dos antifúngicos e pomadas, para o caso das versões genitais e de pele da doença.

Algumas recomendações também são bem vindas, como utilização de roupas íntimas mais largas para que a região possa ter uma umidade levemente reduzida.

Também é muito importante que se dê maior valor à higienização da região em maior número durante o dia.

A alimentação também pode te auxiliar ao aumentar sua imunidade, então priorize por uma alimentação mais balanceada e que te dê muitos nutrientes para repor sua imunidade.

É importante também que o parceiro sexual realize exames a fim de diagnóstico e se necessário realizar o tratamento.

Durante este período é recomendado que realizem relações sexuais com o uso de preservativos.

Como me proteger para não ter candidíase

A Candida é um fungo, portanto para que ele não se dissemine pelo corpo facilmente hábitos saudáveis são necessários.

Mantenha sua imunidade alta tendo hábitos saudáveis de alimentação e de vida.

É importante também eu e evite manter a região genital seca por muito tempo e o uso de desodorantes e perfumes na região.

Também, no caso das mulheres, é essencial que se troque com certa frequência os absorventes para não manter a área muito úmida.

Eu posso ter mais de uma vez a doença?

Sim!

A infecção por Candida albicans, por exemplo, pode acontecer mais de uma vez na vida.

Mesmo que o corpo tenha anticorpos para te proteger no caso de infecção, ainda assim, muitos fatores como imunidade, estresse e ambiente podem criar situações propícias para a proliferação novamente do fungo.

Então neste caso, todo cuidado é pouco!